Página inicial > Últimas Notícias > Revista Gênero na Amazônia lança dossiê sobre Gênero, poderes e resistências em contextos amazônicos.

• Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 13h41
  • Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 13h41

A Revista Gênero na Amazônia (https://www.periodicos.ufpa.br/.../issue/view/754/showToc), periódico de responsabilidade do GEPEM/UFPA, apresenta as/aos leitores o presente Dossiê - Gênero, poderes e resistências em contextos amazônicos.

Com 24 artigos criteriosamente selecionados e divididos em seções temáticas, o dossiê destaca a diversidade de abordagens sobre questões de gênero na Amazônia, desde a cultura até políticas públicas e representação política das mulheres. Os textos não só exploram o passado e presente das mulheres nesse contexto complexo, mas também abrem portas para discussões futuras, como a inclusão das mulheres idosas e das originárias. O resultado é fruto de um curso de especialização “Análise das Teorias de Gênero e Feminismos na América Latina”, ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero, da Faculdade de Ciências Sociais e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (GEPEM/FACS/IFCH/ UFPA).