Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página
apresentação

O Curso de Ciências Sociais

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 12h13 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 17h40 | Acessos: 1474

Estudar a sociedade e seus aspectos políticos, sociais e culturais. Esse é o objetivo do curso de Ciências Sociais. Esse novo campo do conhecimento teve início no século XIX, mas só se consolidou no século XX, com as obras de Émile Durkheim e Karl Marx. O primeiro, intelectual acadêmico, interessava-se mais em fundar uma disciplina científica. Já o segundo preocupava-se em fundar uma nova sociedade. A partir da junção dos trabalhos de ambos pensadores, é que se configuraram as Ciências Sociais. Por meio de métodos como a observação e a participação, dá-se o estudo dos aspectos sociais do mundo humano.

Competências:

  • Elaborar, executar, orientar, coordenar, implantar, dirigir e supervisionar programas ou projetos relacionados com a realidade social, política e cultural de uma população;
  • Assessoramento a empresas de economia mista ou privada, associações de classe, entidade autárquicas e ONG'S;
  • Pesquisa e ensino de matérias correspondentes do curso de ciências sociais.

O curso na UFPA

O Curso tem por objetivo capacitar profissional licenciado, em Ciências Sociais. Desenvolver nestes profissionais habilidades e competências, na área específica. Preparar o profissional de Ciências Sociais para análise e interpretação das condições sociais de existência com base nas diferentes contribuições teóricas e metodológicas no campo das Ciências Sociais. Capacitar os futuros profissionais para a  análise e crítica das políticas e práticas sociais, e para a atuação na realidade local e nacional.

            O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais encaminha seus egressos para o exercício profissional de docentes com habilidades para o desenvolvimento de pesquisas, bem como desenvolver processos de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática educacional da pesquisa no campo das Ciências Sociais.

O curso está voltado para a compreensão do papel social, em sintonia com os valores democráticos da sociedade brasileira e internacional.

 

Ingresso - A forma de ingresso se dá por seleção a partir do Vestibular e mobilidade interna e externa. São 40 vagas para Licenciatura e Bacharelado (Manhã) e 40 vagas para Licenciatura e Bacharelado (Noite). O aluno deverá optar pela licenciatura ou pelo bacharelado no 3º período letivo. E se, concluir a Licenciatura ou o Bacharelado no tempo previsto de 04 anos poderá retornar ao curso para integralizar as atividades que faltarem na outra modalidade, desde que seja respeitado o prazo máximo de integralização curricular previsto nas Resoluções dos cursos, que é de 06 anos.

 

Funcionamento - Os turnos de funcionamento são Matutino e Noturno. A forma de oferta é Presencial. Quanto ao título conferido, será de Licenciado em Ciências Sociais. O curso terá a duração de 08 (oito) semestres letivos, sendo 02 (dois ) destinados à Formação Básica e 06 (seis) à Formação Profissionalizante e Complementar. A carga horária total será de 2.820h. O período Letivo é extensivo. O Regime acadêmico de matrícula é Regime Seriado.

Fim do conteúdo da página