Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Confronto de Ideias/Conversações Extra-muros - O Memorial da Cabanagem e a questão da memória política no Pará. Dia 14 de outubro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Confronto de Ideias/Conversações Extra-muros - O Memorial da Cabanagem e a questão da memória política no Pará. Dia 14 de outubro

  • Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2020, 12h27
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 14h42

O Projeto Confronto de Ideias  dando sequencia a programação das Conversações Extra-Muros ,promove no próximo dia 14 a  live Memorial da Cabanagem e a questão da memória politica no Pará.

 Sobre o tema - A Cabanagem, rebelião popular ocorrida no Pará entre 1835 e 1840, foi tratada de múltiplas formas pela historiografia regional, que a classificou de diversas maneiras, desde “motim” até “revolução popular” – evento que sacudiu a província durante o Período Regencial e que recebeu um tratamento passional da referida historiografia.

O impacto por ela provocado tornou a sua memória um campo de luta por aqueles que buscaram instrumentalizá-la politicamente, desqualificando-a ou positivando-a no processo de redemocratização, a partir da década de 1980, no Brasil.

A Cabanagem tornou-se um trunfo eleitoral positivo, pois passou a ser mostrada como o maior exemplo da tradição de luta do povo paraense. Neste contexto, por ocasião das comemorações do seu sesquicentenário, em 1985, foi inaugurado, em Belém, o “Memorial da Cabanagem”. Estando memória e esquecimento intrinsecamente ligados, discutiremos tal relação nesta live  . 

Endereço da live    Canal no Youtube do Confronto de Ideias  encurtador.com.br/fmq78     

 Data: 14 de outubro de 2020 / quarta-feira , às 10h.

 Debatedores convidados: 

Lúcio Flávio Pinto. Jornalista e blogueiro (www.lucioflaviopinto.wordpress.com). Editor do Jornal Pessoal desde 1987 e criador de blogs sobre atualidades e assuntos amazônicos. Formado em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política de SP, tem dezenas de livros publicados sobre Belém, o Pará e a Amazônia, e recebeu prêmios nacionais e internacionais. Lançou no início do ano o livro-referência Cabanagem: o massacreO jornalista mantém  um  blog  sobre o tema   Cabanagem www.cabanagem180.wordpress.com 

Jose Alves Souza Jr. Historiador, professor associado da UFPA.  Tem experiência na área de História da Amazônia, Moderna e Contemporânea, atuando, entre outros, nos temas:  Companhia de Jesus e Período Pombalino.  Autor do livro Tramas do Cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão-Pará do Setecentos (Prêmio Professor Benedito Nunes de melhor tese na área de Ciências Humanas, Belém:  EDUFPA, 2010).

 Mario Médice Barbosa. Historiador, professor do IFPA-Campus de Breves. Graduado pela UFPA, começou seus estudos sobre a Cabanagem no curso de especialização na mesma instituição, e fez mestrado e doutorado na PUC-SP trabalhando com as conexões entre Cabanagem, imprensa, memória e identidades regionais.

 Mediador/debatedor :Victor Hugo Amaro. Graduado em filosofia,mestrando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA

  Inscrição e Certificados - As inscrições para todas as lives do projeto Confronto de Ideias referentes ao 2º semestre 2020 serão certificadas. Para tal, o interessado deve se inscrever no formulário disponível no site: 

https://confrontodeideias1.wixsite.com/confrontodeideias.

Maiores informações para o email: confrontodeideias13ufpa@gmail.com 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página