Página inicial > Últimas Notícias > Minicurso online: como obter dados pela internet, utilizando a raspagem de dados pela internet (Webscraping) e também extraindo dados do Twitter usando seu API (Escola Amazônica)

• Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 13h35
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 13h36

preview

O curso irá ensinar duas técnicas fundamentais para obter dados a partir da internet: “raspagem de tela” (webscraping) e uso de APIs. O webscraping é uma forma de extrair em massa informações disponíveis nas páginas de internet computacionalmente. Ela serve para você “varrer” informações de sites e organizar estas informações em forma de bancos de dados sem precisar realizar o tedioso trabalho de “copiar e colar” página por páginas as informações. Os APIs são programações desenvolvidas por alguns fornecedores de dados que permitem a obteção de dados já em formado estruturado. Como ilustração do uso de APIs, iremos aprender como extrair informações sobre o Twitter (os famosos “Tweets”) usando APIs.

As aulas ao vivo ocorrerão do dia 28 de novembro a 01 de dezembro, das 19 às 21 horas. Ao total, serão 8 horas de curso. Para quem se inscrever e não pode participar neste horário, as aulas gravadas ficarão abertas ao público por um mês.

O curso será online e gratuito. Serão fornecidos certificados de participação a aqueles que tiverem uma participação mínima.